B Blogs

Por que mudar uma receita consagrada?

Se ao final de um ano pífio, ridículo, sem honrar ao menos os clássicos e nem garantir uma vaga na Libertadores.

Se na temporada sofrida, eu não possa preferir uma simples derrota (com sentimento mas consciente), que seria fundamental para não “ajudar” um rival que sempre tenta prejudicar o meu time das formas mais sujas e condenáveis, que um dia salvamos de um rebaixamento, se por isso, eu for "menos torcedor" que alguém que pensa diferente de mim:

Então não tem razão o sentimento pelo futebol! Nenhum time existe em razão da própria história somente. Negar rivalidade, desconsiderar sua importância, distorcendo fatos, afirmando que isto é torcer mais contra o rival do que para o próprio time, é hipocrisia de falso moralismo.

Dizer que quem torceu para uma derrota no jogo do Fluminense prejudicou a imagem do clube, precisa lembrar que 2010 foi um ano repleto de erros de planejamento e por isso não garantimos a nossa 8ª Libertadores consecutiva. O que mudaria a vitória? Nada! E o que mudou pela derrota? Tudo! A justiça contra os desmandos foi feita!

O que prejudicou mais a imagem do SPFC em 2010?

Um time só é “beneficiado” quando claramente mostra incapacidade em conquistar um título com suas próprias capacidades e forças. E nesse ano, tudo se encaminhava para a repetição de 2005. Só que não contavam com a justiça feita pelos próprios pés (crédito da frase: Dr Catta Pretta). Pés de seus jogadores que não tem competência para vencer jogos.

Assim como o SPFC não venceu o Fluminense, porque não fez um ano bom, a corinthianada também não fez a sua parte, mesmo com tantos apitos amigos e por isso, agora dependem de terceiros para serem campeões.

O torcedor tricolor não é tolo. Mais de 80% da nossa torcida não quís ver o time da marginal s/n encaminhado pra ser campeão, com a nossa “ajuda”.

Ou seja, fizemos um ano lastimável e no antepenúltimo jogo do ano, “temos” que mostrar tudo que não fizemos durante toda temporada?

HIPOCRISIA!

Eu li e ainda leio muitos absurdos e ofensas aos que se engajaram na campanha do #entrega. Coisas que só imaginei ver em outras torcidas. E uma pequena parte da nossa age como tais e não sabem distinguir a realidade, da necessidade e da prioridade em nossas vidas.

Até corinthianos debateram comigo pelo twitter e msn me respeitando e entendendo minha opinião. Antes os palmeirenses já nos apoiavam, essa semana serão eles os donos da campanha #entrega.

Mas sinto que alguns precisam se afastar do futebol. Porque se uma coisa está fazendo muito mal pra mim, eu me afasto. Porque vejo alguns agindo na defesa de suas opiniões como se fossem únicas e verdadeiras, não respeitando a opinião divergente dos outros. E se comportam como se o futebol fosse a coisa mais importante das suas vidas.

LAMENTÁVEL! Conquista-se respeito, respeitando os outros. 

Em 2004, assim como nesse ano, o SPFC nada conquistou. Mas seus atletas fizeram um pacto de lutar com todas as forças pra fazer um 2005 vitorioso. E assim foi feito!

Palavras de Rogério Ceni no Mesa Redonda do domingo, após o jogo: “Nós sabemos que fizemos um ano ruim. Talvez não tenhamos um bom time/elenco para 2011. Mas teremos um baita técnico”.

Só pela frase do Rogério já terminaria meu texto aqui. Mas não vou, (rs).

Mas alguém vai recriminar a frase e o pensamento do Rogério por ter dito a realidade?

Alguns dirigentes e profissionais do futebol precisam aprender que o sentimento do torcedor e suas manifestações são sintomáticas e jamais serão por acaso.

Em relação ao SPFC, sabemos como deve ser feito. A receita do sucesso foi deixada pelo presidente Marcelo Portugal Gouveia, infelizmente falecido.

Ele deixou as coisas no jeito. Era só manter a linha do trabalho que deu resultado em 2005 e nos anos seguintes.

POR QUE MUDAR UMA RECEITA CONSAGRADA?

A Copa 2014 era um sonho possível se o projeto respeitasse os preceitos de tudo que vínhamos fazendo nos anos anteriores. Pé no chão, austeridade e responsabilidade.

As Copas de 2010 (África) e 2014 prejudicaram muito o time esse ano. A pausa para a Copa desse ano estancou a evolução que o time estava tendo e poderíamos estar em situação diferente hoje.

A ambição pela abertura da Copa 2014 acirrou ainda mais a guerra de vaidades e egos entre os dirigentes, mas principalmente entre SPFC e CBF.

O presidente Juvenal, na minha visão, geriu muito mal tudo isso e não tivemos foco e objetividade com nosso time em campo e nem com o clube/estádio nesse ano 2010. Porque não conquistamos nenhum dos objetivos traçados.

Tudo isso precisa ser usado como lição aprendida para os anos seguintes e para o futuro presidente do clube.

Assim como religião e gosto musical não se discute, política e futebol não se misturam. A prova disso está nas consequências que vamos arcar com o Morumbi fora da Copa 2014. Ou só nós não percebemos que a FIFA vive de política, e é nítido e claro que não trabalham em benefício do esporte e sim dela mesma? Por isso tudo que já sabemos, a FIFA está prestes a viver uma das maiores crises que uma entidade que comanda um esporte já teve.

Para nós são-paulinos, vai sobrar a gozação dos adversários por nosso anseios em relação a Copa 2014 terem virado vapor, não ter se aproximado de nenhuma conquista de título esse ano e ter perdido a maioria dos clássicos regionais, mas principalmente por não ter vencido a galinhada.

O ano poderia ser pior? Poderia! Poderia ser melhor? Também poderia! Cogitaram até a possibilidade de rebaixamento em determinado ponto do BR2010. Mas time grande não cai mesmo! E não cai porque tem camisa e história pra sustentar!

Usando a frase do nosso vice-presidente de marketing, Julio Casares, que nos concedeu uma maravilhosa entrevista: “Você às vezes desce alguns degraus pra subir de novo. Recua alguns metros pra andar alguns quilômetros. Esse é o momento do SPFC. De pura reflexão e com humildade repetir um planejamento vencedor e corrigir os erros”.

Que venha 2011 com muito pé no chão e seriedade.

Sem sonhos delirantes, sem delírios febricitantes, sem soberba e arrogância.

Hora de retomar a soberania na humildade e na raça como em 2005.

Avante SPFC!

Adeus infeliz ano velho!

Feliz ano novo!

Tricolor em Notícias

Twitter @SPFCDigital

RT @SaoPauloFC: #VEMPROMORUMBI Estamos chegando aos 10.000 ingressos vendidos para o clássico! Já comprou o seu? https://t.co/smuEbITU6M…
RT @SaoPauloFC: Torcida convocada para o clássico! https://t.co/qJozFqoHDS INGRESSOS https://t.co/smuEbITU6M https://t.co/AP1i3GSBji
No ar TRICOLOR EM NOTÍCIAS Todas as informações do SPFC reunidas em uma hora de notícias que o… https://t.co/sbsXCbQ4kP

logo rádio sp digital

Transmitindo 24 horas por dia pela internet, a rádio São Paulo Digital representa o canal de comunicação feito somente para o torcedor São Paulino. Somos a rádio da nação Tricolor!