Início de Rogério, o melhor entre os técnicos tricolores desde 2005

Trabalho do novo treinador, elogiado pelos jogadores, já ganha notoriedade também nas estatísticas

Em 2005, sob o comando do técnico Paulo Autuori, o Tricolor teve uma temporada memorável e conquistou a Libertadores da América e o Mundial de Clubes. Desde então, mesmo com o tricampeonato brasileiro com Muricy Ramalho, nenhum outro treinador teve um início tão bom na equipe como Rogério Ceni em 2017. Em jogos de competições oficiais – sem considerar a conquista da Flórida Cup -, o ex-goleiro tem o melhor começo de trajetória dos últimos anos e o nono mais efetivo na história do clube.

Em nove partidas até aqui, Rogério detém 74,07 de aproveitamento: seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota. A campanha do comandante é a mesma do vitorioso Autuori, que também deteve 74,07% de aproveitamento nos primeiros nove duelos. Apenas oito técnicos tiveram um início melhor do que a dupla na história tricolor: Jim Lopes (92,59%), Cuca (92,59%), Pepe (92,59%), Rubens Salles (92,59%), Joreca (85,19%), Roberto Rojas (81,48%), Cláudio Cardoso (81,48%) e Ramón Platero (77,78%).

“O Rogério viveu dentro de campo e sabe como as coisas funcionam, então isso faz com que ele tenha sabedoria para lidar com os jogadores e desenvolver o trabalho”, elogiou Rodrigo Caio, que teve a opinião compartilhada pelos companheiros. “O Rogério traz um ‘plus’, algo especial. Mas já sabemos aqui que deu certo. Em 15 anos trabalhando com futebol, já vemos uma evolução importante. Hoje se tem muita informação, mas isso qualquer um tem. E a personalidade é dele, não se compra”, avaliou o experiente Lugano, um dos protagonistas na temporada 2005, que completou.

“Ele é um cara especial, assimila toda a pressão e sabe gerir. Da imprensa, da torcida. A figura dele faz muito bem ao clube. E só ele pode cumprir esse papel. Não tem nenhuma outra pessoa que possa fazer isso. A equipe está demonstrando um grande poder ofensivo. O time tem um sistema de jogo bem definido, agressivo. O principal, além disso, é ganhar os jogos e seguir evoluindo. E felizmente temos feito isso para ter um time competitivo em todas as competições. Nossa equipe é vencedora e ofensiva”, acrescentou.

No Centro de Treinamento da Barra Funda, cada atividade desenvolvida por Rogério Ceni traz uma nova experiência aos atletas: os trabalhos são dinâmicos, exigem concentração e têm alta intensidade. Nos jogos, como nos tempos de atleta, o treinador joga junto com a equipe e - agora à beira do gramado - passa diversas instruções para corrigir o posicionamento dos jogadores.

“O Rogério é um profissional que não gosta de perder de jeito nenhum, e cobra isso dos jogadores sempre. Mas, como nos tempos de atleta, ele continua parceiro de todos dentro de campo. Ele procura passar a experiência dele, que é indiscutível e enorme para a equipe”, opinou o goleiro Denis, que de 2009 a 2015 foi companheiro do ex-goleiro e agora tem a oportunidade de ser comandado pelo ídolo.

Na liderança do Grupo B do Campeonato Paulista de 2017, com 14 pontos em sete rodadas, e firme na disputa pelo inédito título da Copa do Brasil, o Tricolor conta com um técnico competente e motivado. “Já tive a minha época de protagonista do jogo, mas não sou mais. Agora, são os jogadores. Em cada época da vida, você tem que se colocar em seu lugar. Tem que ser exigente, mas com educação. Saber cobrar com espontaneidade, mas sempre tratar os atletas como eu gostaria de ser tratado: olhando nos olhos”, afirmou Ceni.

TigreCast

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as novidades da rádio em seu e-mail.

Twitter @SPFCDigital

Fim de jogo! CAMPEONATO PAULISTA 2017 SCCP 1 X 1 SPFC Whatsapp 11 965868961 Comando da… https://t.co/w4dakoAlDr
GOL GOL GOL LUCAS PRATTOOOOOO SCCP 1 X 1 SPFC
RT @plihalespn: Não tava difícil , né ?! https://t.co/iIiVDjBoeG

logo rádio sp digital

Transmitindo 24 horas por dia pela internet, a rádio São Paulo Digital representa o canal de comunicação feito somente para o torcedor São Paulino. Somos a rádio da nação Tricolor!