Lucas passou a ter de lidar com alguns questionamentos pelas atuações aquém das expectativas nos confrontos de quartas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, e Libertadores, contra o Botafogo.
No torneio continental, o camisa 7 chegou a perder um pênalti no primeiro tempo, quando o Botafogo vencia por 1 a 0, diante de mais de 60 mil torcedores no Morumbis.
Ainda assim, Lucas é o segundo jogador do São Paulo com mais participações em gols (18), atrás somente de Calleri, com 19. Nos últimos jogos, porém, o poder de decisão do camisa 7 caiu em esquecimento.
Após um longo intervalo sem jogos graças à Data FIFA, o São Paulo volta a campo nesta quarta-feira, contra o Vasco da Gama, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o primeiro dos nove confrontos restantes na competição, em que o Tricolor tem como objetivo garantir uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.
Para cumprir essa missão, o São Paulo precisará de Lucas em sua melhor versão. Passadas as eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, além da derrota para o vice-lanterna Cuiabá na última rodada do Brasileiro, o Tricolor deve reagir. Lucas também.