Timidez e velocidade: conheça mais sobre Gonzalo Tapia, atacante que negocia com o São Paulo

Chileno de 23 anos é um pedido do técnico Hernán Crespo para reforçar o elenco do Tricolor

O São Paulo negocia a contratação por empréstimo do atacante chileno Gonzalo Tapia, de 23 anos. Atualmente, o jogador defende o River Plate, da Argentina, mas teve sua melhor fase na Universidad Católica, do Chile, onde foi formado.

Tapia surgiu como uma grande promessa do futebol chileno, sendo presença frequente nas seleções de base desde o sub-15 até o sub-23, pelo qual disputou o Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano em busca de uma vaga nos Jogos de Paris 2024.

Tapia foi promovido ao time principal em 2020 pelo treinador Ariel Holan, ex-Santos. Seu início, assim como nas categorias de base, foi animador. Porém, ao longo dos anos o atleta não se desenvolveu como esperado.

Ele costumava atuar como ponta-direita e ficou conhecido mais pela força e velocidade do que pela habilidade e técnica. Ou seja, é um jogador de muito arranque, que busca a linha de fundo para encontrar cruzamentos ou passes para trás em direção aos companheiros.

Publicidade

Entretanto, desde o ano passado, pelas mãos do treinador Tiago Nunes, que comandou a Universidad Católica em 2024, o jogador passou a atuar mais como um segundo atacante, tendo liberdade de movimentação junto com um centroavante de referência.

Essa mudança se enquadra no estilo que Hernán Crespo mais gosta de escalar seus times e como vem esboçando o São Paulo em suas primeiras sessões de treinamento, em um 3-5-2, com um atacante de maior mobilidade junto com outro mais fixo e finalizador.

A mudança proposta por Tiago Nunes rapidamente rendeu bons frutos e fez de Tapia um jogador mais participativo no jogo, além de mais goleador.

Isso fica visível inclusive nos números. Em 2022, o atacante passou a figurar como titular, fez 38 jogos, três gols e deu três assistências. No ano seguinte foram 29 jogos, quatro gols e três assistências.

Em 2024, após sua mudança de posicionamento, foram 12 gols e cinco assistências em 39 jogos, uma boa evolução em relação às temporadas anteriores.

Foi então que o departamento de análise de mercado do River Plate indicou Tapia ao técnico Gallardo. Só que com o argentino ele teve poucas oportunidades: apenas 200 minutos em sete jogos, sem gols ou assistências.

A falta de confiança impactou diretamente no seu desempenho no River Plate.

Tapia é um jogador de perfil mais tímido, que pouco gosta de falar com a imprensa, e pode ter sentido o peso de defender uma equipe tão tradicional no cenário sul-americano, com um estádio que tem capacidade para mais de 85 mil torcedores. Algo que também encontraria no São Paulo.

Para complicar sua situação, o jogador ficou marcado por um gol perdido na segunda rodada do Campeonato Argentino, em uma partida disputada no Monumental de Nuñez. Após o goleiro dar rebote em um chute de Acuña, o chileno, praticamente da pequena área, finalizou para fora.

Portanto, as principais características de jogo de Tapia são a velocidade, força e movimentação e os pontos que necessitam maior evolução são sua finalização e a parte mental.

Em questão de posicionamento, o atacante pode jogar tanto pelas beiradas do campo, prioritariamente pela direita, quanto como um segundo atacante de maior mobilidade e liberdade para se associar ao lado de um centroavante.

Pela sua juventude, Gonzalo Tapia tem uma grande margem de desenvolvimento e por se encaixar bem no esquema de jogo preferido por Hernán Crespo poderá encontrar um bom cenário no São Paulo, em caso de concretização da negociação.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe

Facebook
Threads
X
WhatsApp
Telegram

Comente

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

ÚLTIMO JOGO

PRÓXIMO JOGO

23:59
Campeonato Brasileiro

Atlético-MG X São Paulo

CLASSIFICAÇÃO PAULISTÃO

PosClubePJVED

Entre ou cadastre-se para poder comentar nos conteúdos da São Paulo Digital