Tricolor imprime “51:09” em detalhe no uniforme, mas histórico lance do goleiro na final do Mundial de Clubes de 2005, contra o Liverpool, aconteceu quarenta segundos depois
A homenagem que o São Paulo prestou a Rogério Ceni, com uma referência dos minutos e segundos em que o ex-goleiro fez sua histórica defesa na cobrança de falta de Gerrard, na final do Mundial de 2005, contra o Liverpool, está causando polêmica entre a torcida.
Desde o lançamento, que ocorreu na última terça-feira, torcedores do Tricolor notaram haver uma diferença no minuto da defesa exibido na transmissão do jogo e no tempo registrado na parte de trás do uniforme.
Na homenagem, a New Balance e o São Paulo colocaram a inscrição “51:09”. Veja abaixo:
Acontece que a defesa de Ceni sai quarenta segundos depois, no minuto “51:49”.
Procurados, São Paulo e New Balance negam que tenha ocorrido um erro e dizem que o minuto “51:09” é o momento em que Gerrard pega a bola para cobrar a falta, mesmo sendo 40 segundo antes da cobrança.
Na imagem, porém, é possível ver que Gerrard já está com a bola nas mãos aos “51:07”, antes ainda do tempo citado pelo clube como referência. O inglês foi à linha de fundo para buscar a bola e se dirigiu ao local da falta para a cobrança.
As duas partes dizem que não vão recolher peças nem mudar a numeração da homenagem por uma questão de critério. Segundo dados do clube, a terceira camisa de 2025 vendeu 116% a mais nas primeiras 24h do que a terceira camisa de 2024.
O que dizem as partes?
Em nota, o diretor de marketing do São Paulo, Eduardo Toni, alega que:
“No alinhamento entre São Paulo e New Balance para a produção da peça, entendemos que o lance tem de ser interpretado como um todo. Desde a expectativa pela cobrança da falta e tudo que envolveu aquele momento (arrumar a barreira, o adversário preparar o chute), até o ápice com a épica defesa. Por isso, o critério adotado para a minutagem foi esse, com 51min09”.
Também em nota, a New Balance, por meio do gerente de marketing Renato Elias, se manifestou da seguinte forma:
“Nosso critério para a escolha da minutagem da nova terceira camisa foi representar o lance por completo, dada a sua grandeza e significado, quando um dos melhores jogadores do mundo se preparava para a cobrança, até a conclusão. Desde o início da nossa parceria com o São Paulo Futebol Clube temos como objetivo prestar homenagens à história e às conquistas da instituição, e este lançamento não foi diferente. E a torcida tem valorizado e apoiado a nossa iniciativa, tanto que esta camisa bateu um recorde dentro do nosso e-commerce, com o maior número de vendas nas primeiras 24 horas entre todos os lançamentos com o clube”.
O uniforme, que será vendido apenas na versão jogador, terá os preços de R$ 499,99 (masculino), R$ 429,99 (feminino) e R$ 399,99 (juvenil).

O interior do escudo carrega a escrita em japonês “São Paulo FC / Tu és forte, tu és grande”, em referência ao hino. Na barra, um brasão com flores de cerejeira, típicas do Japão, junto com outros ícones especiais, dão um toque a mais nas homenagens. Para completar, as estrelas no escudo, assim como o logotipo da New Balance e dos patrocinadores, foram confeccionadas em dourado cromado.
Fonte: Globo Esporte