Em 2023 a gente passou o ano ouvindo até da diretoria do SPFC que a prioridade eram as copas. O time não foi nada bem no BR daquele ano e se deu bem demais na copa do Brasil. Foi um ano em que Dorival Jr treinava o tricolor e foi acusado de fazer campanha pífia nos pontos corridos, como se tivesse elenco para as três frentes. Incrível que a taça inédita e mais pesada dos últimos 17 anos pouco valeu à alguns.
Em 2025 não me lembro de ouvir que o clube tem alguma prioridade, pelo que percebo no momento, há ou havia preocupação com a tabela de classificação do BR25. Penso que Zubeldía foi dispensado por isso, já que fez ótima campanha na Libertadores e na copa do Brasil estava conduzindo legal. Dos problemas do antigo treinador não precisamos falar, mas que ia bem na libertadores é inegável. Havia um temor em jogar fora de casa sem o treinador, que estava suspenso pela enésima vez, e sem ele o aproveitamento era de 25%.
Com Crespo notei uma coisa interessante nesta exata última semana: A melhor escalação foi usada no jogo contra o Inter no fim de semana e um time misto foi usado no confronto do Morumbi pela copa do Brasil. Jogos eliminatórios devem ser levados ainda mais a sério no confronto em casa e foi justamente o contrário o que vimos. Um planejamento deve ser feito e colocado em prática para jogar em casa com o melhor time caso a ideia seja passar de fase. Para agravar a situação, há um grande prejuízo financeiro quando não se passa de fase neste campeonato. Para ser exato a premiação é de R$ 10 milhões e ainda tem a renda em casa e outras coisas. Para um clube endividado isso é um problema extra.
Infelizmente o resultado obtido no jogo em casa contra o Athlético foi mínimo e quando veio o jogo fora de casa, jogando num estádio sem grama natural onde o SPFC nunca vai bem, houve o que chamamos de imponderável do futebol e o time passou a atuar com 10 logo aos quatro minutos de jogo. Uma catástrofe, principalmente quando se sabe que o goleiro reserva não tem a confiança para jogar. Aí lembraram que não haviam feito um bom resultado em casa? Era tarde e deu no que deu. O melhor é virar a página não sem antes pensar se o realizado e planejado foi o melhor para a instituição. Eu, vendo de fora, vejo erro crasso da diretoria, os verdadeiros e maiores responsáveis pelo planejamento e execução dele.
Agora teremos um jogo em casa contra adversário fraco pelo BR25 e possivelmente com time reserva. Na próxima terça feira acontecerá o “jogo do ano” para o SPFC. Espero que a cabeça da galera esteja boa e o físico também. Eu não gosto disso, mas a pressão agora será enorme e aquele chavão de sempre será ouvido: Passar de fase na libertadores é obrigação!
Salve o tricolor paulista, a futura empresa da fé.
Carlito Sampaio Góes