Maílton chega para brigar por espaço com Cédric Soares, que tem conquistado a confiança da torcida, e Maik, que tem recebido mais oportunidades no time profissional
Com a crescente no desempenho de Cédric Soares, a estreia de Maik e agora Maílton, o São Paulo renovou a lateral direita e encontrou soluções para um setor que vinha sendo analisado como o mais carente do elenco e que mais causava dúvidas e incômodos na torcida nesta temporada.
No início de 2025, o Tricolor contratou Cédric Soares para concorrer com Igor Vinícius pela posição, mas nenhum convenceu Zubeldía, que optou por escalar Ferraresi improvisado no lado direito e depois liberou Igor Vinicius para o Santos.
Sob o comando do ex-treinador, Cédric muitas vezes foi utilizado mais adiantado, como um meia aberto pela direita na segunda linha de um 4-4-2, mas não rendeu tão bem.
Dois meses após o anúncio de Hernán Crespo como treinador do São Paulo, o cenário parece ter mudado. O atual treinador consolidou o 3-5-2 e passou a usar os laterais como alas. Mas não foi apenas essa mudança tática que trouxe um novo panorama para os laterais são-paulinos.
Um dos jogadores que saiu mais fortalecido da classificação do time para as quartas de final da Conmebol Libertadores foi Cédric Soares. Além do português ter convertido a última cobrança da disputa por pênaltis contra o Atlético Nacional, o jogador fez uma boa partida e teve participação direta no gol de André Silva.
O camisa 6 dá mais solidez defensiva e tem sido um dos responsáveis pelas bolas paradas do Tricolor. Mais do que isso, Cédric, no alto de seus 33 anos, agregou muita experiência ao time e demonstrou tranquilidade em partidas decisivas pela Conmebol Libertadores.
Foi Hernán Crespo também que promoveu a estreia do garoto Maik na equipe profissional. Destaque no título do São Paulo na Copinha de 2025, o jogador de 20 anos era um grande pedido da torcida, mas não teve chances com Zubeldía.
Considerado pronto para a equipe principal por Allan Barcelos, treinador do time sub-20, o atleta ganhou suas primeiras oportunidades e já marcou seu primeiro gol, na partida contra o Sport, no último sábado.
Maik tem características mais ofensivas que Cédric e pode atuar também pelo corredor central. Dessa forma, se Crespo escalar um atacante que utilize mais a beirada direita do campo, o jovem pode dar esse espaço a ele e se aproximar mais dos meias na criação das jogadas.
A pouca experiência na equipe principal ainda coloca o jogador alguns degraus atrás na disputa pela vaga no time titular, principalmente em partidas decisivas de mata-mata. Porém, Maik tem se mostrado uma boa opção para dar rodagem ao elenco e descanso para Cédric.
Na última terça-feira, o São Paulo acertou a contratação de Maílton, jogador que pertencia ao Metalist, da Ucrânia, e estava emprestado a Chapecoense. Ele se junta ao grupo e disputará uma vaga com Cédric e Maik pelo posto de titular da ala direita.
O atleta chega em definitivo e terá contrato válido até o fim de 2027. O São Paulo chegou a uma composição com o time ucraniano, que tinha uma dívida em aberto com o Tricolor, por conta da contratação do atacante Paulinho Boia.
O São Paulo não tinha mais esperança de receber o dinheiro que o Metalist devia e também precisava, com urgência, de um lateral-direito. Conseguir convencer os ucranianos a liberar o jogador em definitivo, sem pôr a mão no bolso, foi comemorado no clube.
Maílton chega com bons números na temporada pela Chapecoense. Até o momento, o atleta fez 30 jogos no ano, entre Campeonato Catarinense e o Brasileirão da Série B, marcou sete gols e deu nove assistências.
O jogador também tem características mais ofensivas que Cédric Soares e explora bem o corredor para atacar, chegando a linha de fundo e efetuando cruzamentos. Ele agrega mais uma opção para o elenco comandado por Crespo.
Com 27 anos, o jogador já tem uma boa rodagem e experiência para encarar maiores desafios e o principal, vinha atuando em um esquema 3-5-2 também na Chapecoense, que, inclusive, potencializou seu futebol e chamou a atenção da diretoria são paulina.
Portanto, o São Paulo passa a ter mais profundidade no elenco na posição em que, por um momento na temporada, teve apenas uma opção. E não se trata apenas do número de jogadores, mas com Cédric, Maik e Maílton, Crespo terá opção de diferentes estilos de jogo pra optar pelo que for melhor para cada uma das partidas do time.
Fonte: Globo Esporte