Ao todo, São Paulo e Palmeiras se enfrentaram em jogos eliminatórios 22 vezes. O clube do Morumbis saiu vitorioso em 17 ocasiões (classificações ou títulos) e foi derrotado pelo rival apenas cinco vezes.
O último encontro eliminatório ocorreu em fevereiro do ano passado pela Supercopa Rei. O Tricolor venceu o time alviverde nos pênaltis por 4 a 2, após empate sem gols no tempo normal, ficou com o título e ampliou a vantagem sobre o Palmeiras.
⚽ Quinta-feira de treino com foco total na semifinal do Paulistão! #VamosSãoPaulo 🇾🇪
🎥 Gutierre Filmes pic.twitter.com/zDQ4BAIyzr
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 6, 2025
O São Paulo também leva vantagem no retrospecto recente em mata-matas contra o rival. Na “Era Abel Ferreira”, as equipes se encontraram em jogos eliminatórios seis vezes, com quatro vitórias são-paulinas e duas palestrinas.
A última vez que os times se enfrentaram em uma semifinal de Paulista também terminou com classificação do São Paulo. Em 2019, a equipe, na época comandada por Cuca, derrotou o Palmeiras nos pênaltis, em pleno Allianz Parque.
No palco da decisão de segunda-feira, inclusive, houveram quatro confrontos eliminatórios nos últimos anos, com dois triunfos do Tricolor e dois do Verdão. Em 2022 e 2023, pelas oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, respectivamente, o São Paulo eliminou o rival.
Agora, o time de Luis Zubeldía espera ampliar a vantagem do clube do Morumbis diante do Palmeiras. O Choque-Rei está marcado para às 21h35 (de Brasília).