Na ocasião, o São Paulo até saiu em vantagem no confronto. No jogo de ida, no MorumbiS, Luis Fabiano marcou o único gol da partida e garantiu o triunfo por 1 a 0. Foi o primeiro tento do atacante em seu retorno ao clube, após algumas partidas em branco. O camisa 9 aproveitou assistência de Dagoberto, dominou no peito e finalizou forte, já no segundo tempo.
A expectativa era de que o São Paulo confirmasse a classificação no Paraguai, mas não foi o que aconteceu. No jogo de volta, no Estádio Nicolás Leoz, o Libertad foi superior e venceu por 2 a 0, eliminando o Tricolor da competição. A partida marcou a reestreia do técnico Emerson Leão no comando da equipe, mas o retorno não teve final feliz.
Aquele confronto de 2011 não foi o primeiro entre as duas equipes no Paraguai. Em 1945, São Paulo e Libertad empataram em 1 a 1 pelo Torneio Internacional Copa Presidente Morínigo, com gol do lendário volante Bauer.
Sentimento tricolor 🔴⚪️⚫️#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/1Bi1NyDwWQ
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) April 21, 2025
Agora, 14 temporadas depois do duelo pela Sul-Americana, os clubes voltam a se enfrentar em uma competição continental. O São Paulo busca mudar a história no reencontro desta quarta-feira e se firmar no Grupo D da Libertadores.
Atualmente, a equipe paulista ocupa a vice-liderança do grupo com quatro pontos. O Libertad, por sua vez, é o líder, com seis.