No vídeo, que foi publicado pelo jornalista Gabriel Sá nas redes sociais, é possível ver um homem, que estava no setor destino à torcida mandante, imitando um macaco.
Torcedor do Talleres fazendo gestos racistas em direção aos torcedores do São Paulo.
🎥 @OGabrielSa pic.twitter.com/2t319WdONP
— Somos São Paulinos (@somosaopaulinos) April 3, 2025
Este é mais um episódio de racismo em jogos de clubes brasileiros no América do Sul. Recentemente, o assunto ganhou força com o caso Luighi, atacante do sub-20 do Palmeiras.
O garoto foi alvo de ofensas racistas na vitória alviverde de 3 a 0 contra o Cerro Porteño, na Libertadores sub-20, e chorou ao denunciar o crime em entrevista. O clube paraguaio foi multado em 50 mil dólares e teve que disputar o restante do torneio sem a presença de torcida. A punição foi considerada branda e criticada pelo Verdão.
Na última semana, a Conmebol criou uma força-tarefa para encontrar formas de erradicar o racismo, a discriminação e a violência no futebol sul-americano. A organização é liderada pelo ex-atacante brasileiro Ronaldo Nazário, pela ex-secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, e por Sergio Marchi, presidente da FIFpro.
A força-tarefa também incluirá outras estrelas do futebol sul-americano e especialistas jurídicos. A Conmebol prometeu que a missão da equipe será formular políticas eficazes e estabelecer mecanismos de prevenção e sanção que contribuam para combater o racismo e a violência.