Então, somos HEPTA?
Diante dessa distribuição de títulos ressuscitados pela CBF, podemos constatar pela foto do jornal Gazeta Esportiva, edição 9360 do dia 30 de abril de 1956 noticiando o SPFC Campeão do Torneio Roberto Gomes Pedroza, contra o Santos com o placar de SPFC 5 x 3 Santos, você torcedor tricolor, acha que devemos exigir que sejamos também reconhecidos como Hepta campeão brasileiro.
Ocorre que a CBF reconheceu os títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais. Assim, a dúvida é plausível: O SPFC foi campeão nacional de 56?
Pela lógica da CBF e da Fifa, o SPFC seria hepta.
Sobre o Campeonato
Naquele ano, o Torneio Rio-São Paulo possuía o nome de Torneio Roberto Gomes Pedrosa em homenagem ao ex goleiro e presidente do São Paulo F.C.
A edição mencionada do torneio, teve um fato específico. Os clubes cariocas queriam disputá-lo no segundo semestre, sob a alegação de que estavam desfalcados em virtude das convocações para a seleção brasileira. Já os clubes paulistas entendiam que o atraso lhes causaria prejuízos financeiros. Assim, a Confederação Brasileira de Desporto (CBD) advogou a favor dos clubes paulistas, fato que fez com que os cariocas abandonassem a competição. Fatos similares ocorreriam posteriormente, como a disputa do título do campeonato brasileiro de 1987.
O SPFC que não tinha nada a ver com a decisão dos Cariocas, disputou normalmente o torneio, sagrando-se campeão sobre o rival Santos. A Gomes Pedrosa de 56 fora disputado por Santos, Portuguesa, Corinthians, Palmeiras, Boca Juniors, Newell`s Old Boys, Nacional do Uruguai e o campeão São Paulo.
Quero saber a sua opinião. A minha opinião: NÃO QUERO RECONHECIMENTO DE NADA QUE NÃO REPRESENTE OU SEJA SEMELHANTE AO QUE É O FORMATO DO CAMPEONATO BRASILEIRO HOJE.