Então, somos HEPTA?

Então, somos HEPTA?

Diante dessa distribuição de títulos ressuscitados pela CBF, podemos constatar pela foto do jornal Gazeta Esportiva, edição 9360 do dia 30 de abril de 1956 noticiando o SPFC Campeão do Torneio Roberto Gomes Pedroza, contra o Santos com o placar de SPFC 5 x 3 Santos, você torcedor tricolor, acha que devemos exigir que sejamos também reconhecidos como Hepta campeão brasileiro.

Ocorre que a CBF reconheceu os títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais. Assim, a dúvida é plausível: O SPFC foi campeão nacional de 56?

Pela lógica da CBF e da Fifa, o SPFC seria hepta.

Foto: ANDERSON FREIRE/SPORT CLUB DO RECIFE

Sobre o Campeonato

Naquele ano, o Torneio Rio-São Paulo possuía o nome de Torneio Roberto Gomes Pedrosa em homenagem ao ex goleiro e presidente do São Paulo F.C.

A edição mencionada do torneio, teve um fato específico. Os clubes cariocas queriam disputá-lo no segundo semestre, sob a alegação de que estavam desfalcados em virtude das convocações para a seleção brasileira. Já os clubes paulistas entendiam que o atraso lhes causaria prejuízos financeiros. Assim, a Confederação Brasileira de Desporto (CBD) advogou a favor dos clubes paulistas, fato que fez com que os cariocas abandonassem a competição. Fatos similares ocorreriam posteriormente, como a disputa do título do campeonato brasileiro de 1987.

O SPFC que não tinha nada a ver com a decisão dos Cariocas, disputou normalmente o torneio, sagrando-se campeão sobre o rival Santos. A Gomes Pedrosa de 56 fora disputado por Santos, Portuguesa, Corinthians, Palmeiras, Boca Juniors, Newell`s Old Boys, Nacional do Uruguai e o campeão São Paulo.

Quero saber a sua opinião. A minha opinião: NÃO QUERO RECONHECIMENTO DE NADA QUE NÃO REPRESENTE OU SEJA SEMELHANTE AO QUE É O FORMATO DO CAMPEONATO BRASILEIRO HOJE.

Leave a comment