Depois de contar a história do Talleres da Argentina, chegou a vez de conhecer um pouco mais sobre o Cobresal do Chile, que será o segundo adversário e o primeiro jogo em casa do São Paulo na Libertadores.
HISTÓRIA:
Fundado em 1979, tendo revelado o atacante Iván Zamorano e considerando Franklin Lobos, um dos 33 mineiros soterrados em 2010, como um de seus ídolos, a equipe manda seus jogos no Estádio El Cobre, com capacidade para 20 mil espectadores.
ATUAL MOMENTO:
O Cobresal vem de uma temporada surpreendente, mas ao mesmo tempo frustrante no Campeonato Chileno. A liderou grande parte da competição e chegou à última rodada dependendo apenas de si, mas foi derrotada, viu o perseguidor Huachipato vencer e perdeu o título.
Ao longo da história, o Cobresal sempre rodou entre a primeira e a segunda divisão chilena. O único título na elite nacional foi em 2015. Na segunda divisão, porém, o clube soma cinco conquistas, sendo duas delas nos últimos 10 anos.
COBRESAL NA LIBERTADORES:
O Cobresal tem apenas duas participações na Copa Libertadores. Em 1986, a equipe foi eliminada na primeira fase sem perder um jogo. Foram cinco empates e uma vitória. O clube só voltou a jogar o torneio em 2016, quando também caiu na primeira fase, mas desta vez com cinco derrotas e apenas uma vitória.
ATUAL ELENCO:
Como era esperado, o elenco vice-campeão chileno sofreu algumas mudanças e o técnico Gustavo Huerta, que está no cargo desde 2018, tem dificuldades para fazer o time encaixar. Sem vencer nos seis primeiros jogos do campeonato nacional, o Cobresal está na zona de rebaixamento.
Por isso que a arma do Cobresal para conseguir bons resultados na Libertadores é a altitude. A cidade de El Salvador está a 2.300 metros do nível do mar, próxima a Cordilheira dos Andes. Também é um lugar bem difícil de chegar.
OLHO NELE:
O grande destaque da equipe, é o ponta-esquerda César Munder. Com 24 anos, e com passagens pela seleções de base do Chile e tem dois gols em cinco jogos na temporada.
Antes de chegar ao Cobresal em 2022, Munder teve passagens pelo Universidad Católica e pelo La Serena também do Chile.